Viação Cometa

No ano de 1937, percebeu-se uma grande dificuldade no deslocamento das cidades do interior do estado de São Paulo para os demais municípios, assim como para a capital Paulista.

Fazia-se necessário uma solução para os empreendedores e investidores daquelas terras não desistirem do negócio, por causa da dificuldade de transporte.

Foi então, que Tito Mascioli assumiu esse desafio, construir uma empresa de ônibus que fizesse conexão entre Jabaquara e a Praça da Sé.

Diferente de hoje, naquela época, as empresas operavam como um serviço de táxi, adquiriu-se seis licenças e com as mesmas nascia a empresa de ônibus urbano, a Auto Viação Jabaquara S.A, primeiro nome da nossa atual Viação Cometa.

Com olhar empreendedor e pensamento a frente de seu tempo, Tito Mascioli investiu em sua viação, conseguiu em pouco tempo ter excelência no serviço prestado, operando em 40% dos transportes em São Paulo.

Os negócios iam muito bem, ate quem em 1947, foi criada a C.M.T.C. – Companhia Municipal de Transportes Coletivos, e a Viação Jabaquara S.A. passou a ser governamental.

Tito Mascioli até ocupou um cargo dentro da companhia, por pouco tempo, trabalhou como diretor tesoureiro, porém não obteve nenhum recebimento indenizatório.

Mas ele já estava fascinado pelo mundo das viações, com o trabalho de trasporte de pessoas, e não se conteve, no mesmo ano de 1947, Tito adquiriu a empresa Auto Viação São Paulo Santos Ltda, vindo a se tornar a Auto Viação Cometa S.A. no dia 07/05/1948 até os dias atuais.

Desde então, a Viação Cometa só cresceu, no ano de 1949 a fez-se a incorporação da Expresso Bandeirantes Viação S.A. logo mais no ano de 1950, incorporou-se ao grupo a Rápido Serrano Viação S.A.

Sempre em destaque pela sua efici̻ncia e excel̻ncia na presta̤̣o de seus servi̤os, a Via̤̣o Cometa continuou a crescer, e no ano de 1951, come̤ou a operar nas linhas, come̤ando com Ṣo Paulo РRio de Janeiro.

Na década de 60, a frota da empresa contava com 300 ônibus Mercedes-Benz, sendo incluída dentre as maiores empresas com frota de Mercedes no mundo, depois em 1961, começou a chegar na empresa, os Scania, onde a Viação Cometa novamente tornou-se uma empresa de maior frota, mas desta vez com os Scania.

Com o passar dos anos, a Viação Cometa esteve sempre em atualização com as novidades e modernidades nas questões de conforto e durabilidade, para sua frota.

Hoje a Viação Cometa faz parte do grupo JCA, onde pertencem as principais auto viações brasileiras, e é responsável pelo transporte de quase 100 milhões de pessoas anualmente.

Para atender a essa demanda com mais eficiência e de acordo com a necessidade de cada trajeto, a Viação Cometa criou 07 tipos de ônibus diferentes, sendo que todos eles possuem ar condicionado:

  • Ônibus Convencional: com 46 poltronas reclináveis, ar condicionado, ideal para trajetos curtos.
  • Ônibus Executivo: opção com 42 ou 46 poltronas reclináveis, ar condicionado individual, água mineral, wi-fi, carregamento de aparelhos móveis através de USB.
  • Ônibus Semi Leito GTV: poltronas leito turismo que oferecem mais conforto ao passageiro, apoio para pernas e pés, frigobar, água mineral, wi-fi, calefação, ar condicionado individual.
  • Ônibus Semi Leito Double Decker: mesmo padrão do semi leito GTV, porém possui 2 andares, o que possibilita ainda mais conforto ao passageiro.
  • Ônibus Leito: com 24 poltronas extra larga leito, estando divididos em 16 duplos e 8 individuais, além dos itens  dos padrões anteriores, conta com kit lanche, mantas e travesseiros (conforme a disponibilidade do horário).
  • Ônibus 1ª Classe: além de todos os itens do padrão leito, na linha 1ª classe, as poltronas extra largas em couro, que somam apenas 09 no total, estão localizadas dentro de uma cabine independente.
  • Ônibus Leito Cama: ideais para longas viagens, possui o mesmo padrão da linha 1ª classe, porém com apenas 06 poltronas cama leito.

Importante: para os serviços de wifi 4G, kit lanche, mantas e travesseiros, verifique a disponibilidade de horário.