Viação Gontijo

A bordo de sua Jardineira Chevrolet Comercial, o jovem Abílio Gontijo, fundava a sua empresa Viação Gontijo, no ano de 1940, e todos os serviços prestados nessa época eram feitos com sua Jardineira, sempre com muita eficiência e responsabilidade.

A primeira sede da empresa foi em Carmo do Paranaíba, logo mais no ano de 1950 a sede é transferida para Patos de Minas, onde consegue se fazer a primeira ligação com Belo Horizonte, podendo ampliar suas rotas e linhas.

Não satisfeito, e sempre pensando em evoluir, Abílio Gontijo mudou-se para Belo Horizonte no ano de 1965, nessa época a capital mineira era uma cidade pacata e de médio porte, firmou sua nova sede no bairro São Francisco.

As dificuldades no transporte eram enormes, devido a falta de estrutura das estradas, os motoristas que trabalhavam para a viação levavam em suas viagens enxadas e pás para melhorarem a condição de deslocamento. Por um longo período, um outro veículo partia na frente fazendo reparos nas estradas, para os motoristas conseguirem conduzir os veículos.

Mesmo com toda a dificuldade a empresa se mantinha no ramo de transportes, e no ano de 1968 deu um passo muito importante para sua evolução, a Gontijo incorporou a Viação Santa Marta, essa por sua vez, operava as linhas que ligavam Belo Horizonte ao Triângulo Mineiro.

No ano de 1975, Abílio Gontijo participa de um sorteio, uma espécie de competição entre as empresas para ver qual viação operaria determinada linha, e como vencedor, a empresa iria atuar na rota Belo Horizonte – Salvador.

A partir daí, a Viação Gontijo começa a operar diversas rotas, atendendo também a Goiânia, Recife e Campo Grande, a empresa estava em total crescimento e já contava com 300 veículos em sua frota.

Em 1981, a empresa adquire a Viação Bonfinense, onde a mesma já possuía uma frota de 140 ônibus que operavam entre São Paulo e Nordeste, atualmente, essa rota é responsável por 35% do movimento da empresa.

No ano de 1996 a Gontijo comprou a linha Belo Horizonte – São Paulo, e devido a grande demanda, construiu uma nova garagem em SP, com aproximadamente 60 mil m² e capacidade para 800 veículos. Logo mais, em 1999 a Gontijo fecha com a empresa Scania a maior compra de frota de ônibus rodoviário da história, e conquistou o prêmio de Melhores do Transporte 1998 pela Editora OTM.

Em 2003, mais uma Viação foi adquirida, a Companhia São Geraldo de Viação, empresa conceituada no ramo de transportes, ativa desde 1949, com 800 veículos e mais de 100 linhas interestaduais, nesse ano, registrou-se um total de 05 milhões de passageiros anualmente em viagens. Em 2015 a Gontijo encerrou as atividades da marca São Geraldo, para poder otimizar a estrutura.

Atualmente, a Gontijo conta com um quadro de 5.000 colaboradores, sendo que a maioria dos treinamentos são focados aos motoristas pois a empresa pensa que, todo o sucesso adquirido é graças ao trabalho e esforço deles, os mesmos passam por avaliações periódicas que garantam sua saúde física e mental.

A Viação Gontijo conta com uma frota de 1500 veículos, atendendo a 20 estados brasileiros, e também atendendo ao Paraguai. Os veículos passam por manutenção e reparos constantemente, todo veículo ao sair e voltar de uma viagem, é submetido a revisão mecânica e de carroceria.

A empresa trabalha também com encomendas, aluguel e venda de ônibus.

A Gontijo trabalha com três diferentes tipos de ônibus:

  • Ônibus convencional – possui toalete, as poltronas são reclináveis e o mesmo possui 46 lugares.
  • Ônibus executivo – possui toalete, ar condicionado, as poltronas são reclináveis e com apoio para pernas, o mesmo possui 46 lugares.
  • Ônibus leito – possui toalete, ar condicionado, água, manta e travesseiro, as poltronas são reclináveis em maior grau que os demais e com apoio para pernas, o mesmo possui 26 lugares.