Criada pelo seu fundador Eduardo Vicente Nasser, a Viação Nasser tem mais de 80 anos de atuação no mercado.
Quando fundada, em 1938, a viação realizava o transporte apenas para as rotas de Divinolândia, Guaxupé e Poços de Caldas.
Somente 12 anos depois, a empresa investiu em expansão, passando a fazer o translado também para a capital de São Paulo.
Apesar do número de passageiros permitidos ser muito pequeno, inferior a 10 pessoas, foi significativo para a viação.
Conforme a necessidade de locomoção foi se tornando maior, a empresa viu no problema uma chance de crescimento.
No entanto que, na década de 70, a viação já possuía uma frota de 46 ônibus modernos.
Transportando cinco vezes o número inicial de passageiros, o cuidado com os ônibus se tornaram prioridade.
Dessa maneira, a Viação Nasser abriu novas oficinas em Guaxupé, Minas Gerais e outras duas em São José do Rio Pardo e Mococa.
Desde os anos 2000, a viação vem passando por grandes mudanças.
A principal delas foi sua inserção no grupo da Viação Santa Cruz, assim como as viações Bizacch, Rápido Pinhal, Nossa Senhora de Fátima e Expresso Cristália.
A viação atualmente divide suas operações ao lado da empresa Santa Cruz.
Em 2011, a frota da viação aumentou para o número de 500 veículos.
A empresa que percorria, em média 7500 quilômetros por dia, passou a percorrer 5500.
Ao todo o transporte rodoviário realiza, mensalmente, viagens de quase dois milhões de passageiros.
Em 2005, a Viação Santa Cruz se tornou finalista do Prêmio ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos) de Qualidade.
Em 2006 o grupo Tuga, também sócio da Santa Cruz, passou a integrar as 17 linhas interurbanas realizadas pela Viação Nasser.
As cidades atendidas pela Tuga, em nome da Viação Nasser, são Águas da Prata, São João da Boa Vista, Espírito Santo do Pinhal, Vargem Grande do Sul, Aguaí, Pirassununga, Mogi Guaçu, Casa Branca, Itobi, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Caconde, Divinolândia e Mococa.
A Viação Santa Cruz é uma das empresas com maior histórico de fusão em operações rodoviárias.
Porém, foi somente depois da inserção da Nasser – sua última aquisição nos últimos tempos – nos negócios que a empresa investiu no serviço de cargas e encomendas.
Atualmente a empresa oferece serviços de transporte intermunicipal, interestadual e urbano, e desde então frete de encomendas e cargas, com veículos do tipo convencional e executivo.
As poltronas das viações são divididas em Convencional, Executivo e Leito.
Convencional: é a categoria mais simples da frota. Poltrona com um leve grau de inclinação, e sem apoio para pernas. Para viagens de curta duração.
Executivo: é a categoria média da frota. Com um médio grau de inclinação da poltrona, e apoio para as pernas. Ideal para viagens levemente longas.
Leito: é a categoria mais luxuosa da frota. Com o maior nível de inclinação, apoio para pernas e poltrona extra larga. Além disso, a viação também oferece manta e travesseiro.
Ideal para viagens de longa duração, onde os passageiros podem desfrutar de uma noite de sono com o maior conforto possível. Porém, é sempre necessário verificar com a empresa antes.