Viação Pluma

Viação Pluma inicialmente realizava serviços com o nome de Transportadora Galiotto.

Uma frota inicial composta por 9 veículos, alguns anos mais tarde, levou a empresa ao seu auge: 52 veículos.

A empresa continuava realizando seus serviços, até que ruiu a Ponte de Passo do Socorro.

Fator que poderia ter impedido os serviços da Galiotto, acabou por servir como um incentivo.

Uma mangueira de borracha com cerca de 600 metros foi instalada sobre o rio Pelotas e os problemas estavam resolvidos.

Novembro de 1965 foi um ano significativo para a Galiotto, que finalmente passaria a chamar Pluma.

Em parceria, a Transportadora Galiotto e a Transportadora Aurora juntaram suas forças para comprar a Bocatur, localizada no Paraná.

Cerca de um ano depois, a Bocatur passou a se chamar Pluma Conforto e Turismo, dando vida a Viação Pluma.

Naquela época, 170 funcionários atuavam fazendo o transporte de passageiros com os 34 ônibus da frota.

Os 34 veículos possuíam três linhas, e comandadas pela viação faziam as rotas:

  • Curitiba / Porto Alegre;
  • Curitiba / São Paulo;
  • Curitiba / Passo Fundo / Santa Maria (RS).

Em torno de 1971, mais uma viação passou a fazer parte da empresa, dessa vez a Expresso Porto Alegre Brasília LTDA.

A inserção da nova viação deu impulso para que a Pluma passasse a realizar destinos interligando Brasil e Argentina.

A linha Porto Alegre/Buenos Aires foi a primeira linha internacional realizada pela Viação Pluma.

Dentre as linhas internacionais que passaram a ser dirigidas pela Pluma, a grande conquista foi a linha Rio de Janeiro/Santiago do Chile, a maior da América Latina.

Desde 2004, a partir da mudança de sua logomarca, a Viação Pluma deu início a uma nova fase.

Implantando novas centrais de atendimento, a empresa de transporte também inseriu novos serviços em sua lista.

Fretamento

Mediante o serviço de contratação do fretamento, seja para viagens nacionais ou internacionais, a Pluma também deixa preparada qualquer medida necessária.

Ao todo, são 75 filiais com garagens e pontos de apoio disponíveis.

Atuando no Sul e Sudeste do Brasil, além de Argentina, Paraguai e Chile.

Confira abaixo a lista de modelos disponíveis para fretamento:

Serviço Double Back:

Conta com:

  • 56 lugares com apoio de pernas;
  • Monitor;
  • DVD;
  • Som;
  • Ar-condicionado;
  • Calefação;
  • Água mineral;
  • Geladeira;
  • Toilette.

Serviço Semi-Leito:

Conta com:

  • 38 lugares com apoio de pernas;
  • Monitor;
  • DVD;
  • Som;
  • Ar-condicionado;
  • Calefação;
  • Água mineral;
  • Geladeira;
  • Toilette.

Serviço Leito:

  • 26 lugares;
  • DVD;
  • Som;
  • TV;
  • Ar-condicionado;
  • Calefação;
  • Água mineral;
  • Geladeira;
  • Toilette.

Serviço Executivo:

  • 44 e 46 lugares;
  • Suspensão a ar;
  • Som;
  • TV;
  • DVD;
  • Ar-condicionado;
  • Calefação;
  • Água mineral;
  • Geladeira;
  • Toilette.

Serviço Convencional:

Conta com:

  • 44 lugares;
  • Suspensão a ar;
  • Ar-condicionado;
  • Calefação;
  • Água mineral;
  • Geladeira;
  • Toilette.

Encomendas

Além dos serviços de transporte de passageiros e fretamento, a Viação Pluma também realiza o transporte de encomendas.

O transporte de encomendas é realizado em diversas cidades dos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Entretanto, para maior segurança dos passageiros e das outras mercadorias, alguns itens não são transportados.

Confira a lista:

  • Animais;
  • Gases;
  • Explosivos;
  • Armas de fogo e munições;
  • Drogas;
  • Narcóticos;
  • Vidros;
  • Cristais e Porcelanas;
  • Obras de arte;
  • Produtos Perecíveis;
  • Fauna e flora silvestre que configure crime ambiental.

Para maiores informações, é necessário contato com a agência de encomendas localizada na sua cidade.

Acesse o site para Relação completa de Praças e Frequência.