Viação São Geraldo

A Companhia São Geraldo de Viação foi fundada no ano de 1949, popularmente conhecida como Viação São Geraldo, de origem mineira, teve sua sede inicial na cidade de Caratinga.

Seus fundadores, um grupo de amigos, que após fecharem a compra de uma viação já existente, a Rodrigues Teixeira e Cia Ltda, inauguraram a Empresa de Viação São Geraldo.

Na década de 60 a empresa foi repassada a outro grupo de jovens empreendedores, passando a se chamar Companhia São Geraldo de Viação, onde a partir daí, teve total crescimento, operando em todo território brasileiro.

Se hoje temos revezamento de motoristas em viagens longas, devemos à Viação São Geraldo, a mesma foi a pioneira nesse esquema, com um grande número de viagens, percebeu-se que, com apenas um motorista operando o tempo era maior.

Isso sem falar no limite físico do mesmo, por vezes operando em viagens noturnas. Foi pensando na segurança dele e dos passageiros, que foi criado o esquema de revezamento, onde poderiam trocar a condução do veículo, ganhando tempo e não excedendo o limite de segurança física.

No ano de 1980, a sede é transferida para Belo Horizonte – Minas Gerais, e no ano de 2003, mais precisamente no mês de Julho, é lançado em seus veículos a TV Santo Forte, onde era transmitido os programas da TV Globo nas televisões que equipavam os ônibus.

No mesmo ano de 2003, porém pelos meses finais, a empresa foi adquirida pela conceituada Viação Gontijo, sua rival da época.

A compra foi de fato concluída em 2004, e entrou para a história, como a maior negociação de empresas de transporte terrestre.

Um dos princípios da Viação São Geraldo, é o comprometimento com seus clientes, a segurança e conforto de seus passageiros sempre foram prioridade para a empresa, e repassar esses valores era algo muito importante para eles.

A Gontijo embora sendo rival, também lutava pelo mesmo ideal, e juntar as grandes viações brasileiras, seria um golpe de mestre.

Excelência na prestação dos serviços, e grande crescimento nas linhas e rotas atendidas, fazendo com que mais pessoas optem pelo Grupo Gontijo ao comprar sua passagem.

Com a fusão das empresas, conseguiam atender á 400 rotas, percorriam 95 mil quilômetros ao ano, e contavam com 800 veículos em sua frota.

Além de transporte rodoviário, a empresa trabalha com serviço de cargas e encomendas, fretamento e aluguel de ônibus.

Para atender as necessidades de cada passageiro, o grupo conta com os seguintes modelos de ônibus:

 Ônibus Convencional – equipado com toalete, poltronas reclináveis, e 46 lugares.

Ônibus Executivo – equipado com toalete, banheiro, ar condicionado, poltronas reclináveis com apoio para pernas, e 46 lugares.

Ônibus Leito – equipado com toalete, banheiro, ar condicionado, poltronas reclináveis com apoio para pernas, manta e travesseiro, água gelada, e 26 lugares.

Os estados mais procurados pelos clientes da Viação São Geraldo são: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Paraty.

Desde 2015 a empresa encontra-se em extinção, foi quando a ANTT autorizou a incorporação definitiva da mesma pelo Grupo Gontijo.

Os veículos da São Geraldo foram pintados seguindo o padrão da Viação Gontijo.

Atualmente a empresa possui mais de 1500 veículos em sua frota, atende anualmente 5 milhões de passageiros e 20 estados brasileiros.